A Música nos Hospitais
Quem Somos
A Música nos Hospitais é um projeto de intervenção musical, único e inovador com a perspetiva de humanizar contextos de cuidados de Saúde.
A Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS) forma músicos que possam atuar numa perspetiva de Humanização e Melhoria da Qualidade de Vida, para tocarem junto de crianças e idosos que estão institucionalizados devido a questões de fragilidade social e/ou de saúde.
É uma associação sem fins lucrativos fundada em 2006. A equipa é composta por 18 músicos que intervêm em Lisboa, Almada, Santarém e Porto, num total de 11 instituições: 7 Hospitais, 1 Maternidade e 3 Lares, tendo chegado a mais de 16.500 beneficiários no ano de 2012 (utentes, familiares/acompanhantes e profissionais de saúde).
MISSÃO
Levar a música aos serviços pediátricos nos hospitais e instituições de idosos, através de músicos profissionais com formação específica para intervenção nestes meios.
OBJECTIVOS
- Humanizar os espaços nas instituições de saúde protocoladas
- Melhorar a qualidade de vida das pessoas (utentes, acompanhantes e profissionais)
- Melhorar o ambiente sonoro
- Usar a música como mediadora das relações humanas
- Possibilitar ruturas na rotina institucional
- Criar tempos e espaços de criatividade e interação artística, em que haja uma comunicação harmónica e partilha construtiva de emoções
- Que a música possibilite o encontro interpessoal para além das dinâmicas institucionais, fortalecendo redes de convivência solidária.